Você conhece o Cerrado brasileiro?

por Suzy Belai

  

    

O cerrado brasileiro é o segundo maior bioma do Brasil ocupando cerca de 1/5 do território nacional, sendo que o primeiro é a Amazônia.

Sua vegetação é diversificada, apresentando desde formas campestres bem abertas como os campos limpos de cerrado, até formas relativamente densas, florestais, como os cerradões, assim como as fotos abaixo.

 
 
 
Sua biodiversidade é que chama a atenção. Exótica, especial, única.
Infelizmente a devastação está acontecendo cada vez mais rapidamente e ainda há carência de estudos a respeito da identificação de plantas e dos recursos terapêuticos das plantas medicinais do cerrado. Estima-se (Ratter et all., 1997) que aproximadamente 40% deste bioma já foi extinto, não sendo mais possível estudá-lo.

Em 2003, Germano G. Neto e Ronan G. de Moraes, da UFMT, apresentaram o resultado de uma pesquisa onde encontraram um total de 509 espécies de plantas relatadas com fins medicinais e eles afirmam que esse número pode ir além de 600.

Dentre os (ainda) poucos estudos de plantas do cerrado, existem relatos de plantas tendo seu uso popular sendo estudado em laboratório. Em fevereiro de 2009, Maria Vitória do Correio Braziliense, escreveu um artigo sobre o primeiro fitomedicamento feito a partir de uma planta do cerrado – o barbatimão. Nesta mesma matéria, aborda inclusive sobre o bacupari como um anticoncepcional masculino.

Imaginem quando forem estudados os óleos essenciais extraídos das plantas do cerrado… poderemos ter muitas surpresas ….

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s