A milenar arte de pintar ovos de Páscoa

Internet

por Suzy Belai

Os ovos fazem parte da simbologia pascal da maioria das culturas: de chocolate, cozidos e incrustados (com casca) num bolo, ou com diversos “recheios” em cascas de ovos de aves pintadas.

O chocolate só veio dar uma nova forma a um costume que vem de longe.

O ovo era associado a lendas e mitos sobre a criação do universo, não só porque ele é a semente que contem o gérmen vital, mas também devido à sua forma, redonda, sem princípio nem fim. E a gema era associada ao sol, também ele fonte de vida. Ligado tão intimamente à vida, à regeneração, ao renascimento, à fertilidade, ao vigor e, naturalmente, à Primavera, o ovo tornou-se num símbolo da Páscoa, em toda a Europa.

Quase todos os povos do hemisfério Norte costumavam celebrar a chegada da primavera, mais ou menos no período do ano em que surgiria a Páscoa judaica. Acredita-se que os próprios israelitas, quando ainda eram um povo pagão, realizavam essas celebrações, que acabariam se transformando na Páscoa monoteísta.

Internet

O começo da primavera é a época da procriação, seja para as aves, seja para mamíferos como o coelho. O grande número de ovos e/ou filhotes produzidos por esses animais passou a ser visto como símbolo da fertilidade que acompanhava essa fase do ano. Embora pareça maluca, a ligação entre coelhos ou lebres e os ovos era feita porque as tocas desses animais lembram, em alguns casos, os ninhos de aves, levando à idéia de que os coelhos também botariam ovos.

Graças a essas associações, desenvolveu-se o costume de trocar como presente ovos de aves (galinha, gansa, pata, avestruz), decorados durante as festividades de Páscoa.

Internet

Pysanky, Pysanka, e Pessanka são palavras singulares, derivadas de uma mesma palavra ucraniana, “escrever”. Pessanka, são ovos inteiros crus decorados com uma complicada combinação de desenhos geométricos, cores variadas, figuras e símbolos religiosos originários da Ucrânia.

Dar uma pessanka é dar um presente simbólico da vida, porque o ovo deve renascer por inteiro. Nesta tradição, as pessoas idosas recebem uma pessanka com cores escuras ou com sofisticados desenhos, pois a sua vida foi bastante movimentada; já as crianças recebem uma pessanka de cor predominantemente branca, pois a sua existência é, ainda, uma página em branco. As moças nunca devem dar aos namorados uma pessanka sem desenhos nas pontas do ovo, pois a “calvície” nos ovos significa que os namorados deverão perder os seus cabelos.

Foto: So Jeo

Além disso, cada um dos desenhos e das cores na pessanka é considerado ter um significado profundo e simbólico. Os traços desenhados na fina casca simbolizam diferentes desejos, sendo considerados uma espécie de amuleto, que preferencialmente deve ser ganho e mantido em casa para trazer a boa sorte, a saúde, a prosperidade e a longevidade.

Tradicionalmente, os desenhos das pessankas são escolhidos para combinar com o carácter da pessoa a quem deve ser dada.

Esta tradição ucraniana remonta a mais de 3 mil anos antes de Cristo.

Após muitos períodos conturbados, havendo passado pelos domínios russo, polonês, austríaco e húngaro, mais duas guerras mundiais e a anexação à URSS, a Ucrânia finalmente passou a ser independente em 1991. A tradição das pessankas se mantém como um dos fortes traços dessa cultura e daquelas as quais mantiveram contato.

Para a confecção é utilizada a cera de abelha pura para traçar os motivos e por imersão em anilina para serem tingidas.

Veja a galeria de fotos do artista So Jeo, é fantástica!!!

Foto: Elek Tesztelo

Na Hungria, além da decoração dos ovos (Hímestojás), existe uma tradição chamada de “Regas”. Lá, nesta época, não se regam as flores e sim as moças e mulheres, na Páscoa. A preparação começa na sexta-feira santa, onde as mulheres decoram as cascas vazias dos ovos e depois as enchem com guloseimas ou amendoim crespo. Os ovos são símbolos da fertilidade e associados à Páscoa. Para quem quer conhecer um pouco mais desta arte, em São Paulo existe a Associação Hungara que oferece o curso.

Na tradição, os ovos ficam em casa como decoração até à Segunda-feira da Páscoa. Neste dia, os rapazes vão a casa das moças e começam um ritual bem ligada à Primavera e à fertilidade. Eles chegam sozinhos ou juntos e recitam rimas para cortejar.

A maioria dessas rimas comparam as moças às flores que precisam de água para não murcharem. Depois, trazem água fresca ou perfume, mergulham uns ramos de flores e plantas aromáticas e aspergem sobre as moças. A tradição da irrigação (em húngaro: locsolás), relaciona-se com o batismo, logo com o Cristianismo.

Piros Tojás (Em húngaro: Ovos vermelhos)

Um dos vários versos que os homens dizem antes de molhar as mulheres é: “Estava numa floresta verde / Vi uma violeta azul / Ela estava a murchar / Posso regála?”. Um outro: “Nesta casa tem uma roseira/ A rosa tem um botão/ Rego este botão/ O ovinho agradeço!”

Depois as mulheres entregam ovos pintados como presente amoroso e oferecem comida e doce. Esta tradição húngara é mantida em pequenas comunidades, inclusive as habitadas pelos húngaros na Roménia e na Eslováquia.

Agora, existem comunidades em que as “Regas” são mais ousadas, são com baldes d’água mesmo…. veja outras fotos no Jornal Estadão.

Foto: Laszlo Balogh/Reuters

Alem dos ovos pintados, na Hungria existem também os ovos bordados ou esculturas nas cascas de ovos. Veja outras esculturas belíssimas e o vídeo de como fazer, clicando aqui.

vrtane_kraslice_-_bile

Já os poloneses, através de várias técnicas de pintura e desenhos, faz desta tradição inclusive uma opção de hobby e educação para milhares de pessoas na Polônia e seus descendentes no Brasil.

Foto: Claudete Dorocinski

No município de Dom Feliciano, que fica no Rio Grande do Sul, a tradição é mantida com um concurso anual, entre os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, realizado pela Casa de Cultura do Imigrante Polonês. A Diretora Luciana Rembowski diz que por ser uma tradição que representa a vida nova no período da Páscoa, mantê-la é fundamental, para que não fiquem apenas na história.

Abaixo, tem um vídeo com o passo-a-passo:

Se você gostou e quer fazer em casa, existem possibilidades de decoração fáceis e mais rápidas. Abaixo algumas fotos de desenhos para serem pintados (como temos descendência húngara, escolhemos alguns dos motivos desta cultura para compartilhar) e as técnicas mais simples:

Imagem 1 Técnica 1 – raspe os desenhos que deseja na casca de ovo e mergulhe numa água feita a base de vegetais coloridos: suco de beterraba, couve, cenoura, cebola, açafrão;

Técnica 2 – coloque tiras coloridas umedecidas de papel crepom na casca e espere secar;

Técnica 3 – pinte os ovos com anilina alimentícia colorida.

Recheie com amendoim crespinho, ou amendoim salgado ou granola. Feche o buraquinho com papel de seda ou manteiga com cola feita de farinha.
Imagem 2

E por fim, prepare uma linda cesta para presentear de forma original e especial.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:

http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=48&noticia=46998
http://pisanki-polones.blogspot.com
http://www.presenteparahomem.com.br/pessankas-os-lindos-ovos-pintados-delicadamente-a-mao/#ixzz0ji457iAb
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL355591-5603,00.html
http://fotos.estadao.com.br/pascoa-hungara-antiga-tradicao-hungara-como-um-ritual-de-fertilidade-que-ocorre-na-semana-santa,galeria,2833,94362,,,0.htm?pPosicaoFoto=1#carousel
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/vejasp/450_anos/textos/imigrantes/pascoa.html
http://ascoisassaocomosao.blogspot.com/2009_04_01_archive.html
http://jornal7letras.blogspot.com/

Anúncios

10 pensamentos sobre “A milenar arte de pintar ovos de Páscoa

    • Olá Vânia,
      até pouco tempo, não havia ainda um vídeo em português.
      Mas a tinta é variada e depende da utilidade do ovo.
      Um simples é com corante alimentício, e que depois de pintado pode ser recheado com sementes, castanhas, amendoim crespinho…..
      Outra forma, é com papel crepon colorido, com cores bem vivas. Umedeça tiras finas de papel crepon, uma cor de cada vez em vinagre e vá embrulhando os ovos. Quanto mais colorido melhor. Deixe secar bem e recheie.
      Uma outra maneira mais simples ainda é fazer um kirigami em forma de flor, em papel, prender no ovo branco e colocar para cozinhar. Alguns com beterraba, outros com cebola, outros com curry, que irá colorir apenas a parte que fica exposta. Depois é só quebrar o ovo e comer.
      Os mais elaborados podem ser pintados com nanquim, ou outras tintas para artesanato, inclusive guache.
      O que vale é a criatividade!
      Boa sorte e desejo Feliz Páscoa!
      Grande abraço,
      Suzy Belai

  1. …….gostaria de saber como faço pra comprar as cascas de ovos pintados e se vcs enviam pra quaqluer lugar do Brasil….fico no aguardo.

    Abraço.

    Verô.

    • Olá Carlos,
      é realmente um momento especial preparar os ovos para a Páscoa.
      Pode ter certeza de que quem se propõe a pinta-los, o faz com grande carinho….
      Agradeço o comentário e desejo uma Feliz Páscoa para você e sua família.
      Grande abraço,
      Suzy Belai

  2. Pingback: Páscoa | A Cozinha Sincera

  3. Pingback: Já pensou em pintar ovos de Páscoa? | PacMãe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s