Mamão papaia ajuda no combate ao câncer

Conheça o mamão papaya e seus principais benefícios e cuidados.

Células doentes de câncer reduzem a velocidade de crescimento quando imersas no chá da folha do mamão papaya, confirmaram os cientistas da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. Assista a reportagem do Jornal Hoje.

Os testes da pesquisa foram feitos em dez tipos de câncer diferentes, através da aplicação do chá da folha do mamão papaya, em dez culturas de células doentes.

Os testes foram realizados com células cancerígenas de fígado, pulmão, útero, mama, pâncreas, dentre outras. O que os cientistas observaram foi que após 24h de imersão no chá da folha do mamão papaya, a velocidade do crescimento do tumor cancerígeno, diminuiu em todos os casos.

Para identificar o mecanismo pelo qual o mamão atuava ao impedir o crescimento das culturas das células tumorais, a equipe se concentrou em uma linhagem de células de linfoma T (leucemia). Seus resultados sugerem que pelo menos um dos mecanismos utilizados pelo extrato de mamão é capaz de induzir a morte das células doentes.

Em uma análise semelhante, a equipe também analisou o efeito do extrato de mamão sobre a produção de moléculas antitumorais conhecidas como citocinas. O mamão mostrou-se responsável produzir citocinas tipo Th1, importantes na regulação do sistema imunológico.

Por esse motivo, os resultados do estudo levantam a possibilidade do uso futuro do mamão para extrair componentes maléficos do sistema imunológico em condições semelhantes, tais como inflamações e doença autoimune.

Vai o alerta para quem gosta de se automedicar. A pesquisa ainda está em fase de testes, nada foi escrito sobre a administração do chá da folha do mamão papaya em seres humanos. Ou seja: não é para quem tem câncer sair tomando chá da folha do mamão papaya sem que um médico possa acompanhar todo o processo. Com saúde não se brinca. Essa pesquisa dá um alento, um novo ânimo e esperança para quem sofre com algum tipo de câncer.

Para a alimentação, os nutricionistas recomendam o consumo do mamão papaya por ser um alimento rico em licopeno (3,39 mg em 100 g), vitamina C e minerais importantes para o organismo humano. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.

Antes da maturação, a casca do mamão papaya apresenta um látex leitoso que deve ser retirado antes de ser consumido, porque o látex possui substâncias nocivas às mucosas, sendo usado, inclusive na culinária para amaciar as carnes, porém o látex tem a capacidade de quebrar as proteínas de tal forma, que reconstitui células e cicatriza feridas com eficiência. Por este motivo, a papaína está sendo indicada para tratamento de qualquer tipo de lesão de pele, porque dissolve até tumores; no caso de ingestão, usa-se o mamão maduro e não verde como se faz nos curativos.

A enfermeira Lina Moneta, do Hospital Osvaldo Cruz, em S.Paulo, fez um
estudo sobre o uso desta enzima, e publicou na Revista Brasileira de
Enfermagem (Brasília-1987). Ela acompanhou pessoas com diversos tipos de feridas e até lesão por radioterapia e observou que a cicatrização acontecia mais rápida e com vantagens de não usar remédios alopáticos que muitas vezes têm efeitos colaterais.

Esta substância ainda foi testada em deiscências cirúrgicas, após
transplantes renais com feridas que não tiveram boa resposta com
antibióticos e os resultados foram excelentes.

A lesão de pele geralmente é provocada por pequenas escoriações que vão agravando, podendo transformar-se em úlceras tão perigosas que podem levar à morte porque muitos doentes não respondem ao tratamento.

São necessários cuidados específicos, mas nem sempre há disposição do doente se cuidar porque exige-se higiene, vontade em obter a cura que muitas vezes inconscientemente não quer, por fatores psicológicos: não é só “aquela ferida” externa que precisa ser tratada, mas a interna (as emoções), que é muito mais dolorosa e nem sempre de fácil acesso porque as pessoas têm dificuldade em se abrirem, seja num desencanto, casamento, família, profissão, etc. Para saber mais sobre este assunto, clique aqui.

Sobre o mamão papaya como medicamento para humanos, o extrato da casca do mamão papaya, já é usado para tratar de cáries, onde o dentista aplica um gel de papaína sobre as cáries dentárias, que após alguns minutos, amolecem a área doente do dente facilitando a remoção com uma simples raspagem, sem a necessidade do uso da broca do dentista.

 O alto teor de papaína, também é utilizada em medicamentos para o tratamento de distúrbios gastrointestinais e para reabsorção de hematomas. O mamão papaya, de acordo com médicos, pode ainda aumentar a absorção dos medicamentos usados no tratamento do mal de Parkinson. Acredita-se, ainda, que a doença esteja relacionada à ação de radicais livres, e o papaia é rico em betacaroteno, um poderoso antioxidante, substância capaz de combater esses elementos.

Para finalizar, uma dica da Dra. Solange e da esteticista Ana Flor Picolo, para o uso na estética: Máscara de mamão papaia com levedo de cerveja e água de coco.

Lembrando que antes de aplicar a máscara, é preciso limpar bem a pele. A oleosidade e as impurezas dificultam a penetração do produto e diminuem sua ação. Aplique uma camada espessa e uniforme de máscara no rosto. “A pele toda deve ser coberta, tomando cuidado com a região das pálpebras”, ensina a Dra. Solange. Recomenda-se tirar as lentes de contato.

Máscara de mamão papaia com levedo de cerveja e água de coco

Indicada para todos os tipos de pele, essa máscara revitaliza, hidrata
e regenera os tecidos. Ideal para peles secas, escamosas, desidratadas pelo sol. Também suaviza as linhas de expressão e equilibra o pH, acalmando peles irritadas. O Mamão papaia: contém vitaminas A e C, cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio. O Lêvedo de cerveja: contém vitaminas A, B6, C, P, B1, B2, proteínas, carboidratos e gorduras.

Ingredientes:
1 mamão papaia pequeno
2 colheres de sopa rasas de levedo de cerveja
2 gotas de óleo essencial de lavanda ou camomila
água de coco

Amasse e passe o mamão na peneira. Acrescente as duas colheres
de lêvedo de cerveja e as gotas de óleo essencial de lavanda
ou camomila. Complete com água de coco para que a mistura
fique com consistência pastosa. Aplique na face, deixe agir por
30 minutos, e retire com água mineral fria.

Fonte: Blog do Valdikim (G1, Jornal Hoje (Flávio Fachel de Nova York), Google, Wikipédia), Saúde Integral, Minha vida, Corpo & Plástica.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Mamão papaia ajuda no combate ao câncer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s