Hibisco – sugestões de preparo

Hibiscus sabdariffa L.

por Suzy Belai

Existem mais de 300 espécies de hibiscos, desde aqueles que ornamentam jardins, até um velho conhecido na cozinha: o quiabo (Hibiscus esculentus L.) – que hoje, devido a nova classificação das plantas, o quiabo tem novo nome, chama-se agora Abelmoschus esculentus.

A dica de hoje é o hibiscus sabdariffa L. , que é diferente daquelas flores ornamentais.

O hibiscus sabdariffa é também conhecido como hibiscus, rosela, groselha, umê, azedinha, vinagreira, quiabo-roxo, caruru-azedo, caruru-da-guiné e quiabo-de-angola, e possui propriedades antiespasmódica, antiinflamatório, redutora da hipertensão, antioxidante natural, diurética, laxante suave e auxiliar nas dietas de emagrecimento, além de ser usado para combater problemas respiratórios, bronquites, gripes, resfriados, gastrite e afecções da pele.

Rico em cálcio, magnésio, ferro e vitaminas A e C, o hibisco contém fitoquímicos, altos teores de antocianinas, fitosteróis, além de quantidade significativa de fibras alimentares.

Suas folhas – ricas em vitaminas, sais minerais e aminoácidos – quando estão jovens e tenras podem ser consumidas em saladas cruas; depois, um pouco mais velhas, podem ser refogadas ou adicionadas a cozidos, sopas, feijão e arroz.

Cálice do hibiscus sabdariffa

As flores são ricas em mucilagem, uma mistura complexa de polissacarídeos que se transforma numa fibra gelatinosa quando recebe água.

O cálice vermelho, de sabor um pouco azedo, contém ácidos muito usados na fabricação de geléias, doces, picles, vinho, vinagre, sucos e chás.

Para conservar o cálice por mais tempo, desidrate: tire o miolo com as sementes, cortando o fundinho e empurrando o fruto seco central. Lave bem, seque com pano limpo e espalhe numa peneira. Cubra com tule e coloque sob sol – no final do dia, recolha por causa do sereno. Depois de uns 5 dias de sol, guarde-os num vidro.

Para fazer o suco de hibisco, basta pegar alguns cálices crus ou cozidos, liquidificar com água, coar e adoçar a gosto. Pode-se aproveitar os cálices triturados para fazer geléia ou doce.

O chá, que é feito com o cálice seco à sombra, contém concentrações elevadas de polissacarídeos e flavonóides (os mesmos do vinho) – protetores contra os radicais livres. Para fazer o chá coloque numa chaleira 1 litro de água fervente, 5 ou 6 hibiscos, sem sementes. Uma variação: ferva a água com um pau de canela e dois cravos-da-índia durante uns 15 minutos, depois desligue o fogo e acrescente umas 3 rodelas de maçã e os hibiscos, abafe por uns 10 minutos e depois sirva.

O chá só com hibisco ajuda a emagrecer porque estimula o metabolismo, tem ação digestiva e diurética e reduz o colesterol ruim e as taxas de lipídios e glicose totais no sangue, colaborando também na prevenção da diabete tipo 2.

A ação diurética, além de ajudar a normalizar a pressão arterial, diminui a retenção de líquidos, uma das responsáveis pela formação e agravamento da celulite.

Além de chás e sucos, o sabor ácido-doce do hibisco pode ser apreciado em outras receitas interessantes, fáceis de fazer e o melhor: saborosas!

Sagu de Hibisco: faça o chá de hibisco, depois leve o chá para ferver, junte ½ xícara de bolinhas de sagu e mexa delicadamente, só para evitar que fiquem grudadas. Deixe cozinhar por uns 30 minutos em fogo baixo ou até que as bolinhas fiquem transparentes. Junte ¼ de xícara de açúcar nos últimos 5 minutos e mexa devagar para dissolver. Sugestão: sirva com natas (2 a 3 porções).

Quentão de Hibisco sem álcool:
Ingredientes:
1 xícara de hibisco desidratado
2 colheres de sopa de gengibre
2 colheres de sopa de maçã desidratada
2 litros de água fervente
½ casca de laranja
cravos da índia
canela
1 colher de stévia, um adoçante natural e menos calórico

Para fazer o quentão coloque os ingredientes na água fervente e deixe por 15 minutos. E está pronto para saborear.

Experimente!!!
Invente a sua receita!!!
E se quiser, compartilhe conosco.

Anúncios

16 pensamentos sobre “Hibisco – sugestões de preparo

  1. Eu Fisako Iuchi, sempre aprendi com a tradição da família. Curtir com sal o cálice retirando a semente e o fruto. Fica muito saboroso comer com arroz branco. Principalmente quando estamos meio enjoados de comer algo gorduroso. Eu como alguns cálices curtidos quase todos os dias. tenho uma irmã com 75 anos que come todos os dias e ela conta que é diurético. Abaixa a pressão arterial e também ajuda a amagrecer. Alguns dados que está escrito no texto. Pode -se curtir com açúcar também fica muito saboroso também.

  2. Estou fazendo o chá do hibiscus, de um dia para o outro. No dia seguinte acrescento, 1 maçã com casca, 2 peras com casca, 2 limões apenas o sumo, um pedaço de melancia, uma rodela de abacaxi, uma laranja com bagaço, 1 tomate e 1 cenoura com casca. Preparo o chá com 1 litro de agua e 2 colheres de sopa do hibiscus e deixo ferver, fica de fusão de um dia para o outro. E pela manhã com o chá bato no liquidificador os demais ingredientes e consumo durante o dia.
    Fica maravilhoso, sem falar que é bastante emagrecedor e saudavel.

    • Olá Renata, bacana sua sugestão.
      Seria interessante fazer o chá todos os dias e de preferência por infusão, pois assim você consegue um melhor aproveitamento das propriedades do hibiscus.
      Sucesso, Suzy Belai

  3. Oi Susy, eu tenho alguns pés que plantei a partir de sementes que comprei num site. Os pés estão grandes e cheios de botões vermelhos, gostaria que você ou alguém que tenha essa informação pudesse me ensinar como fazer a conserva do frutinho que fica dentro das sépalas vermelhas, pois ouvi dizer que se pode aproveitá-lo e que é gostoso e muito bom para a saúde! As pétalas eu já peguei a receita e já estou fazendo a conserva, e o chá que são deliciosos, vou experimentar fazer a geléia e o sagú também!

  4. Me ensinaram colocar algumas folhas do hibisco em água gelada e deixar em infusão e depois beber, sem precisar fazer o chá, dessa forma conseguirei perder peso?

  5. Obrigado pelas dicas, tenho dois arbustos grandes de hibiscus sabffarifa e encontrei o seu site quando procurava saber que planta era. Pergunto, os calices in natuta tambem podem ser usados ou só seco? Abraços Mauricio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s