Laranjas para uma vida mais Feliz

LaranjaÓLEOS ESSENCIAIS DE
LARANJAS

Por Fábián László

 A Laranja é uma fruta que foi criada pelo homem a cerca de 2mil anos atrás na China à partir do cruzamento do pumelo (Citrus máxima) e da mandarina (Citrus deliciosa). De lá para cá, com intercruzamentos surgiram dezenas de variedades, algumas bem exóticas, outras que fizeram história com seu sabor e importância própria.

Para os apaixonados por estes frutos magníficos, a Laszlo conseguiu ter em mãos uma coleção de óleos essenciais de laranjas única, merecedora de estar na prateleira de todo bom colecionador de óleos essenciais e perfumista. Não perca esta chance, pois algumas variedades são raras e possíveis de serem conseguidas somente com muita dificuldade.

O óleo essencial de laranja possui alto teor de d-limoneno, molécula que tem sido estudada com profundidade pela ciência em uma variedade muito ampla de usos. Dentre alguns dos potenciais do óleo de laranja e do d-limoneno encontram-se as seguintes indicações:
1. Drenagem linfática e atuação positiva em problemas de má circulação;
2. Câncer e tumores, o d-limoneno tem mostrado potencial terapêutico em estudos clínicos em humanos;
3. Estudos mostraram que o óleo de laranja espanta cupins e baratas;
4. O óleo de laranja possui ação ansiolítica e levemente calmante em estudos;
5. Segundo a aromaterapia o óleo de laranja desperta a alegria e motivação pela vida eliminando estados depressivos;
6. O óleo de laranja ajuda a limpar o sangue de gordura acumulada, contribuindo no tratamento da ateroesclerose;
7. O d-limoneno do óleo de laranja, junto de outro componente possui ação lipolítica, ou seja, ajuda na perda de gordura localizada por ser termogênico;
8. O óleo de laranja é um leve vasodilatador, podendo ajudar sutilmente a controlar a pressão sanguínea alta;
9. O óleo de laranja contém citral e mirceno, componentes capazes de inibir a enzima tirosinase que produz a melanina na pele, o que ajuda a diminuir a formação de manchas escuras de pele (desde que em tomar sol);
10. O d-limoneno do óleo de laranja é um potente depurativo, ajuda na desintoxicação do corpo por aumentar a atividade das enzimas da glutationa, o que não só desintoxica o corpo de toxinas e radicais livres, como também promove hepatoproteção;
11. O óleo de laranja ajuda na melhora de sintomas de prisão de ventre (usado especialmente 3 gotas com 1 colher de sopa de mel num copo d’água todas as noites antes de dormir, sendo este também um excelente recurso contra a insônia;
12. O óleo de laranja ajuda a eliminar mau cheiro nos ambientes (isso vale para cheiro de urina, alho, peixe, cigarro e mofo);
13. O óleo de laranja em pesquisas brasileiras mostrou potencial anti-ulcerativo, sendo útil em gastrites e úlceras estomacais;
14. O seu uso gastronômico é muito comum, sendo empregado este doce óleo essencial em bolos, musses, chocolates, tortas e cookies.

LARANJA DA TERRA (AMARGA)
LARANJA DARK VAR.BENDEL GT BELIZE
LARANJA LIMA
LARANJA PÊRA
OE LARANJA PÊRA LFC
OE LARANJA SANGUINEA
OE LARANJA TAQUARI
OE LARANJA VALÊNCIA

LARANJA DA TERRA (AMARGA)
Esta laranja, também chamada de bigaradia, marcou história. Até a idade média era descartada por ter sabor amargo intragável, mas os ingleses então descobriram que dava uma maravilhosa geléia que combinava perfeitamente com o chá preto. Assim, esta laranja começou a se popularizar no comércio europeu ganhando mercado finalmente. Seu óleo essencial possui teor mais elevado de linalol que lhe confere ação ansiolítica mais marcante que as outras laranjas. Linalol é o mesmo componente calmante presente no óleo de lavanda. Produção nacional.
Laranja SanguineaLARANJA SANGUINEA Esta é uma laranja rara, e mais raro ainda é o seu óleo essencial. Recebeu este nome de “sanguínea” pois sua polpa é vermelha como o “sangue”. Se qualifica ao lado da laranja dark como um dos melhores óleos de laranjo mundo. Super aromática, de perfume intenso e doce, também é rica em linalol, agregando poder sedativo como a laranja amarga. Importado da Itália.
LARANJA DARK
A laranja dark recebe este nome devido à polpa e óleos escuros. É produzida à partir de espécimes selvagens em Belize, sendo portanto também um produto raro e importado. Fora a cor caramelada do óleo, possui um perfume forte, intenso e super adocicado. Um produto especial para perfumistas que buscam notas cítricas especiais. Também junto da laranja sanguínea e amarga possui mais linalol, sendo outra laranja potente como ansiolítica.
LARANJA LIMA
A laranja lima é uma aquisição recente da Laszlo, proveniente de uma nova indústria de sucos que nasce no Brasil, é um óleo mais ácido, intensamente rico em d-limoneno, sendo um produto muito especial para uso estético em drenagens linfáticas, como depurativo e desintoxicante.
LARANJA PÊRA & LARANJA PERA LFC
A laranja pêra é a variedade mais produzida no Brasil para a indústria de sucos. A maioria de todo o óleo de laranja doce comercializado é proveniente desta variedade. Recentemente a Laszlo obteve óleo essencial de laranja pêra LFC que significa “Livre de FuranoCumarinas (LFC)”. As furanocumarinas são os componentes presentes nos óleos cítricos responsáveis por sua capacidade de manchar a pele se exposta aos raios UV do sol. No óleo LFC estes componentes são retirados por um processo de destilação com temperatura controlada, e o óleo pode então ser empregado sem qualquer risco sobre a pele em exposição seguida direta ao sol.
LARANJA TAQUARI
A laranja variedade taquari é outra espécie recentemente adquirida pela Laszlo e que é empregada por algumas indústrias de suco do sul. Possui uma nota aromática muito parecida com a laranja valência.
LARANJA VALÊNCIA
A laranja valência junto da pêra faz parte das laranjas de alta produtividade para suco. Como subproduto surge então seu óleo essencial. Uma laranja muito comum na Itália e que gosta muito de sol. Possui um aroma menos ácido que a laranja pêra, sendo assim portanto mais doce.
LARANJA 5X
Este óleo essencial de laranja é de fato um óleo deterpenizado, ou seja, que passou por um processo de limpeza de seus terpenos. De um total de cerca de 10% de componentes aromáticos, os outros 90% são de monoterpenos com aroma menos intenso. Subindo cerca de 5 vezes os 10% de compostos aromáticos que vão para cerca de 50%, reduz-se a parcela de monoterpenos (principalmente d-limoneno) a 50%. Isso dá origem a um óleo extremamente perfumado, muito apreciado na indústria de sucos, perfumaria e psicoaromaterapia, pois poucas gotas são capazes de aromatizar enormes auditórios.

 
Laranja Sanguinea
Todos estes óleos de laranja e outros você encontra na
Laszlo Aromaterapia e aqui no Espaço Flor do Cerrado

******

Aprenda mais sobre este facinante universo dos cheiros e dos óleos essenciais naturais.
Faça um curso de aromatologia no IBRA: www.ibraromatologia.com.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s