Gerânio – Um óleo especial!

Gerânio

Por Conceição Trucom

O gerânio pelargonium graveolens é uma planta muito aromática originária da África. Seu óleo essencial (OE) é obtido por extração a vapor das suas flores e folhas.

Existem muitas variedades de gerânios (outras cores e nomes botânicos), mas o tipo pelargonium graveolens, conhecido no Brasil como malva cheirosa, é o que gera o óleo essencial cujas propriedades terapêuticas estão descritas a seguir. Esta malva cheirosa apresenta pequenas e delicadas flores cor de rosa e suas folhas são um pouco aveludadas e rendadas na extremidade.

Imagem
O gerânio tem aroma semelhante ao de rosas, o que sinaliza um potencial de expandir o coração, a decisão de amar e amar-se.

Antigamente, as pessoas plantavam gerânios ao redor da casa, com a intenção de afastar maus espíritos e trazer sorte aos bebês, atribuindo ao gerânio poder de proteção.

O fato é que o gerânio proporciona, via aromaterapia, ou seja, seu óleo essencial, uma rápida ativada na energia vital, elevando o astral, espantando o cansaço e os adiamentos. Sua folha pode ser usada no preparo de sucos desintoxicantes e chás, aromáticos e saborosos.

Emocionalmente, por seu aroma sedoso e semelhante ao de rosas, o gerânio trabalha muito bem o feminino quando ajuda o fígado (e vesícula) na sua desintoxicação. Portanto, a dissipar raivas reprimidas, equilibrar o emocional, mobilizar angústias e tratar a depressão.

O gerânio acorda, desperta, coloca os sentimentos no aqui e agora, na REALIDADE.

Ele trabalha também as vibrações yang (ação), o masculino, quando ajuda na desintoxicação dos rins para desmaterializar medos. É quando a ilusão dos medos se transforma em coragem, possibilitando as decisões adiadas (harmoniza o raciocínio lógico e a intuição) e o resgate da responsabilidade pelas ações iludidas. Quando se está vivendo momentos onde o sonho é uma necessidade, as pessoas irão se sentir pouco à vontade com o aroma do gerânio, uma vez que a mensagem do gerânio é oposta à ilusão.

O gerânio aumenta a criatividade e nos estimula para a entrega, a fé de corpo e alma. O coração deseja e realiza: enfrenta e dá conta do recado.

Disso tudo é que, possivelmente, vem seu uso histórico como protetor. Afinal, quando no mundo real (meditação) e longe das ilusões, nosso campo de proteção não permite que energias densas, falsas expectativas e frustrações se manifestem.

Ação do Gerânio no físico
Fisicamente, o gerânio tem função reguladora sobre o sistema hormonal e supra-renais. Seu óleo essencial trabalha fortemente o feminino, quando interfere positivamente na prevenção e tratamento da TPM, menopausa e celulite. Tonifica as mamas, evita e trata estrias quando normaliza qualquer tipo de pele e suas afecções. O gerânio aumenta o fluxo sangüíneo o que faz revigorar todas as células, inclusive unhas e cabelos.
Importante: deve ser evitado seu uso durante a gravidez.

Homens podem e devem usá-lo, pois todos precisamos trabalhar o feminino internamente. Também porque o gerânio tem forte influência sobre os rins e supra-renais, órgão de choque do metabolismo masculino.

Com sua ação diurética tem importante ação tônica sobre os rins: cálculos renais, bexiga e diabetes. Pela grande influência que o gerânio exerce sobre as glândulas supra-renais, podemos entender muitos dos seus benefícios tanto físicos quanto emocionais.

Tem ação também sobre o fígado (hepatite, cirrose) e sistema linfático, contribuindo na eliminação de toxinas como excessos de glicose, colesterol, triglicérides e mucos.

Como usar o óleo essencial (OE) de Gerânio?
O gerânio é um óleo que pode ser usado puro, como um perfume. Trata-se de um aroma forte e penetrante, portanto, é suficiente e prudente usar somente uma gota. Lembre que em caso de pele sensível deverá ser diluído em óleo vegetal. Uma gota na nuca, por exemplo, estimula, diminui o cansaço e revigora!

Para usar à noite, importante combinar com óleos relaxantes como a lavanda ou camomila.

Para favorecer sentimentos de confiança e coragem é excelente praticar meditações com o OE de gerânio. Ideal pela manhã ou tarde. Este óleo pode ser aplicado na nuca, num aromatizador pessoal, em um lenço de papel, no INSPIRA (da Aromarte), pulverizado no ambiente, na esponja em banho matinal, enfim…

Nas diluições em óleo vegetal, usa-se a 1%: para 50 ml de óleo vegetal adicione 11 gotas do OE de gerânio.

Nos óleos corporais, o óleo vegetal irá viabilizar a massagem. Dependendo das composições com outros OEs poderão ser indicados para: alívio de dores, relaxamento, estimulação, hidratação e outros cuidados específicos. Além de tratar internamente via olfato, ajuda a “respirar” a pele, integrando seus efeitos terapêuticos.

Para uso nos chacras, o gerânio é mais indicado no coronário, trabalhando o medo e depressões, além de fortalecer a capacidade para a tomada das decisões. No chacra básico, é indicado para materializar objetivos. No chacra frontal, para resgatar a visão interna, o autoconhecimento.

* * *

Ficou interessado?

Para mais informações, entre em contato: espacoflordocerrado@uol.com.br ou 65 3027-5795/ 3667-1768.

Anúncios

Um pensamento sobre “Gerânio – Um óleo especial!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s