ANIS ESTRELADO E ERVA DOCE PREVINEM H1N1?

Por Suzy Belai

Recentemente tenho recebido novamente, inúmeros emails sugerindo o uso de chás de anis estrelado (Ilicium verum) e de erva doce (Pimpinella anisum) para o combate e tratamento (nos primeiros sintomas) do H1N1, conhecida como Gripe Suína.

Mas, antes de ir ao quintal ou ao supermercado comprar estas sementinhas, fique atento: elas não são antivirais!

Não previnem e nem tratam nenhuma gripe.

Neste email, chega-se a conclusão de que, como existe uma substância extaída do anis estrelado para fabricação do medicamento para H1N1 (o ácido chiquimico – Shikimico), a simples utilização do chá surtiria o mesmo efeito.

Isto é um engano!

Segundo Fábián László, ” as pessoas confundem o componente da planta com o remédio final. Isso não pode ser confundido pois nem sempre o remédio sintetizado de uma planta nela existe e tem o mesmo efeito. O anis estrelado por ter muito ácido chiquímico é usado como matéria prima para obter esta substância.

A indústria farmacêutica utiliza como as plantas, o acido chiquimico (Shikimico) para sintetizar vários remédios e substâncias, uma delas o fosfato de osteltamivir (tamiflu).
Testado in vitro, o tamiflu não combate nenhum vírus, para funcionar ele tem de ser quebrado no fígado por enzimas do grupo do citocromo P450 (que estudamos no curso do IBRA – Aromatologia na Saúde) e daí entra na fase 2 em forma ativa contra o vírus.
Existem formas de se previnir, cuidar da gripe ou baixa de imunidade através da natureza. Algumas dicas disponibilizo num artigo escrito a dois anos, quando a gripe suína foi notícia diariamente: https://espacoflordocerrado.com/dicas/diversos/h1n1-e-viroses/
Inclusive, avise seu médico caso esteja utilizando fitoterápicos ou plantas medicinais.
Se, por acaso, receber este email, envie  a informação correta!
Em 2009,  o Centro de Informações sobre Medicamentos do Estado de Mato Grosso, divulgou um comunicado esclarecendo os efeitos do uso indiscriminado destes chás e do medicamento Tamiflu. Acesse e reencaminhe:

http://www.ufmt.br/ufmt/site/userfiles/O%20USO%20DE%20ANIS%20ESTRELADO%20E%20ERVA%20DOCE%20PARA%20GRIPE%20SU%C3%8DNA%20%E2%80%93%20VERDADES%20E%20MITOS,.pdf

Um grande abraço,

Suzy Belai

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s