Cártamo

 

 

Principais benefícios: Emagrecimento, redução do colesterol, ação antioxidante, aumento de energia, aumento da imunidade, definição muscular, ajuda o organismo na contínua produção de substâncias antiinflamatórias, regularização do nível de colesterol LDL e triglicérideos.

O cártamo (carthamus tinctorius L.) é uma planta de origem asiática. De sua semente é extraido o óleo de cártamo, muito apreciado no oriente devido a sua composição apresentar ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados tais como ácido linoléico (ômega 6) e ácido oléico (ômega 9).

 

 

 

O Cártamo é um produto 100% natural.

 

Os efeitos benéficos do consumo de óleo do cártamo mais estudados atualmente são redução do peso corporal, aumento do metabolismo, ganho de massa muscular, redução da aterosclerose, prevenção e tratamento de diabetes mellitus tipo 2, potencialização da mineralização óssea, modulação do sistema imune, efeito antitrombogênico, inibição de células cancerosas, diminuição das concentrações de colesterol LDL e glicose no sangue.

Na redução da gordura corporal, o óleo do cártamo age inibindo as enzimas lipogênicas (LPL) – que estocam a gordura – e estimulando a ação das enzimas lipolíticas – que queimam a gordura. Em resumo, a LPL transfere a gordura da corrente sanguínea para o interior das células que armazenam a gordura corporal.

Quanto maior e mais intensa a atividade da LPL, maior o volume de gordura estacionado no corpo. Com o bloqueio da ação da LPL o organismo passa a utilizar o estoque de gordura como fonte de energia para a atividade muscular.

O óleo produzido através do processamento das sementes de cártamo também é rico em vitamina E, um potente antioxidante que previne o dano celular no organismo da formação do câncer e aterosclerose.

Ao contrário da vitamina E sintética presente nos suplementos alimentares, os tocoferóis da vitamina E presentes no óleo de cártamo tem uma ação muito mais intensa contra os danos que os radicais livres provocam nas células. A vitamina E ajuda a defender as membranas celulares do corpo contra o estresse oxidativo, para a manutenção de uma boa saúde e de um bom funcionamento do sistema imunológico.

Contém quantidades generosas de ácido linoléico, Omega 6. Nosso corpo não é capaz de produzi-lo, temos que obtê-lo através dos alimentos. Fundamental para a constituição e o bom funcionamento das membranas celulares, esta envolvido na síntese de sinalizadores moleculares conhecidos como eicosanóides.

Fonte: Newsletter Laszlo Aromaterapia – Cártamo

Anúncios

2 pensamentos sobre “Cártamo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s