Receitas de quentão sem álcool, chá, suco e sagu de Hibisco

por Suzy Belai

Existem mais de 300 espécies de hibiscos, desde aqueles que ornamentam jardins, até um velho conhecido na cozinha: o quiabo (Hibiscus esculentus L.) – que hoje, devido a nova classificação das plantas, o quiabo tem novo nome, chama-se agora Abelmoschus esculentus.

A dica de hoje é o hibiscus sabdariffa L. , que é diferente daquelas flores ornamentais.

O hibiscus sabdariffa é também conhecido como hibiscus, rosela, groselha, umê, azedinha, vinagreira, quiabo-roxo, caruru-azedo, caruru-da-guiné e quiabo-de-angola, e possui propriedades antiespasmódica, antiinflamatório, redutora da hipertensão, antioxidante natural, diurética, laxante suave e auxiliar nas dietas de emagrecimento, além de ser usado para combater problemas respiratórios, bronquites, gripes, resfriados, gastrite e afecções da pele.

Rico em cálcio, magnésio, ferro e vitaminas A e C, o hibisco contém fitoquímicos, altos teores de antocianinas, fitosteróis, além de quantidade significativa de fibras alimentares.

Suas folhas – ricas em vitaminas, sais minerais e aminoácidos – quando estão jovens e tenras podem ser consumidas em saladas cruas; depois, um pouco mais velhas, podem ser refogadas ou adicionadas a cozidos, sopas, feijão e arroz.

Cálice do hibiscus sabdariffa

As flores são ricas em mucilagem, uma mistura complexa de polissacarídeos que se transforma numa fibra gelatinosa quando recebe água.

O cálice vermelho, de sabor um pouco azedo, contém ácidos muito usados na fabricação de geléias, doces, picles, vinho, vinagre, sucos e chás.

Para conservar o cálice por mais tempo, desidrate: tire o miolo com as sementes, cortando o fundinho e empurrando o fruto seco central. Lave bem, seque com pano limpo e espalhe numa peneira. Cubra com tule e coloque sob sol – no final do dia, recolha por causa do sereno. Depois de uns 5 dias de sol, guarde-os num vidro.

Para fazer o suco de hibisco, basta pegar alguns cálices crus ou cozidos, liquidificar com água, coar e adoçar a gosto. Pode-se aproveitar os cálices triturados para fazer geléia ou doce.

O chá, que é feito com o cálice seco à sombra, contém concentrações elevadas de polissacarídeos e flavonóides (os mesmos do vinho) – protetores contra os radicais livres. Para fazer o chá coloque numa chaleira 1 litro de água fervente, 5 ou 6 hibiscos, sem sementes. Uma variação: ferva a água com um pau de canela e dois cravos-da-índia durante uns 15 minutos, depois desligue o fogo e acrescente umas 3 rodelas de maçã e os hibiscos, abafe por uns 10 minutos e depois sirva.

O chá só com hibisco ajuda a emagrecer porque estimula o metabolismo, tem ação digestiva e diurética e reduz o colesterol ruim e as taxas de lipídios e glicose totais no sangue, colaborando também na prevenção da diabete tipo 2.

A ação diurética, além de ajudar a normalizar a pressão arterial, diminui a retenção de líquidos, uma das responsáveis pela formação e agravamento da celulite.

Além de chás e sucos, o sabor ácido-doce do hibisco pode ser apreciado em outras receitas interessantes, fáceis de fazer e o melhor: saborosas!

Sagu de Hibisco: faça o chá de hibisco, depois leve o chá para ferver, junte ½ xícara de bolinhas de sagu e mexa delicadamente, só para evitar que fiquem grudadas. Deixe cozinhar por uns 30 minutos em fogo baixo ou até que as bolinhas fiquem transparentes. Junte ¼ de xícara de açúcar nos últimos 5 minutos e mexa devagar para dissolver. Sugestão: sirva com natas (2 a 3 porções).

Quentão de Hibisco sem álcool:
Ingredientes:
1 xícara de hibisco desidratado
2 colheres de sopa de gengibre
2 colheres de sopa de maçã desidratada
2 litros de água fervente
½ casca de laranja
cravos da índia
canela
1 colher de stévia, um adoçante natural e menos calórico

Para fazer o quentão coloque os ingredientes na água fervente e deixe por 15 minutos. E está pronto para saborear.

Experimente!!!
Invente a sua receita!!!
E se quiser, compartilhe conosco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s