Alimentos Vivos: Grãos Germinados

Internet

 Abaixo, um artigo escrito pelo agrônomo português Luís Alves sobre como germinar grãos, aproveitando todo potencial que as sementes podem proporcionar e em seguida, algumas sugestões com receitas.

Chamam-se “germinados” aos rebentos ou brotos (plântulas, micro-vegetais) obtidos através da germinação de sementes, pertencentes a várias famílias de plantas. Normalmente, essa germinação é feita em casa e os rebentos obtidos são utilizados diariamente na alimentação. A germinação é um processo extraordinário que liberta as energias latentes na semente dando origem a uma planta. Através deste processo, o amido é transformado em açúcares mais simples pelas enzimas e as proteínas são decompostas em aminoácidos.

Há absorção de grandes quantidades de água, sintetizam-se vitaminas e enzimas e há uma mobilização de minerais. Tal como a cozedura das sementes, a germinação é uma espécie de pré-digestão. Mas, ao contrário do que acontece com a cozedura, através da germinação não há perda de nutrientes, antes pelo contrário.

As sementes germinadas são um super – alimento para a nossa saúde. O seu incomparável valor biológico recomenda a sua utilização por todas as famílias. Graças ao seu grande valor energético e tónico, as sementes germinadas devem ser consumidas de preferência ao almoço, ao natural, em saladas, na sopa, acompanhando legumes, em sanduíches, etc.

Quais as sementes que podemos utilizar?

Como podemos utilizar? Podemos coloca-las em leites, saladas, vitaminas, pratos doces, pratos salgados?

Continue lendo e confira as receitas, clicando aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s